sexta-feira, outubro 14, 2005

Aardwark- Urso formigueiro – (Orycteropus afer):

Este estranho animal, que existe em toda a África sub-sahariana, não é visto muitas vezes devido a que é um animal nocturno.
Sómente andando muitos meses no mato, como nós os caçadores professionais andávamos, alguma vez nos podíamos encontrar com este “indivíduo” a que chamamos “urso formigueiro”. Tem uma cor cinzenta-acastanhada, com uns poucos pelos amarelos espalhados pelo corpo. A coluna é arqueada na parte central do corpo. Tem umas patas fortes e 4 dedos nas patas dianteiras, armados com poderosas garras, que usa para cavar as termiteiras ou formigueiros, para assim poder chegar à sua comida. Tem a cabeça estreita terminando num nariz de forma tubular, e umas orelhas da forma das dos coelhos, ainda que muito maiores. Os dentes deste animal, sómente se encontram na parte traseira da queixada, e são de crescimento contínuo. Não têm esmalte como a maioria dos animais, sómente uma espécie de cimento que os mantem pegados ao osso. É um animal nocturno e solitário.
COPYRIGHT- A foto nâo pode ser copiada sob pena de demandas
Victor Cabral

2 comentários:

Henrique Santos disse...

Que bela informação, que bela discrição. Muito útil, para quem gosta da fauna africana e contactou com ela como eu. Voltarei muitas vezes
Obrigada,Ricky

Carlos Gil disse...

E.... mais posts?
Força na caneta, vamos lá!