segunda-feira, outubro 29, 2007

Catálogo de Animais da África do Sul – Angola – Botswana - Moçambique - Namíbia - Sudão (De W a Z)

Wild Ass – Burro Selvagem - (Equus asinus):
O burro selvagem pode ser encontrado quase sempre em lugares como colinas pedregosas e lugares semi- áridos onde exista erva.
Tem que viver num lugar onde não esteja muito longe da água, porque é um animal que necessita de beber quase diariamente. Pode estar o máximo dois dias sem beber.
A sua alimentação é quase sempre erva, ainda que come brotes de alguns arbustos que encontra.
Durante a parte mais quente do dia, o burro, procura refúgio em colinas rochosas, onde lhe seja fácil encontrar sombra.
Os machos adultos geralmente sâo solitários, juntando-se temporalmente a alguma manada, as quais podem ter até 50 animais. Nessas visitas às manadas trava grandes lutas com outros machos.
Os burros selvagens estâo na LISTA CRÍTICA DE ANIMAIS EM SÉRIO PERIGO DE EXTINÇÂO.
Dizem que existem alguns na parte Norte do Sudão, o que duvido bastante. Eu pessoalmente nunca vi nenhum fora de cativeiro, somente os vi em zoológicos

Yellow Backed Duiker- (Cephalophus sivilcultor):
Este é o maior duiker de África.
Geralmente é um animal nocturno. Durante o dia procura descansar em camas de folhas secas por baixo de árvores caídas, ou de arbustos fechados e escuros.
É um animal solitário por natureza.
O macho marca o seu território com o líquido e cheiro segregados por uma glândula que tem por baixo dos maxilares. Quando se assusta, este duiker eriça a crina amarela, antes de correr a refugiar-se nas profundidades das florestas para poder escapar aos seus depredadores. Eu caçei alguns perto da povoação de Yambio, na Província de Equatória.
É um dos trofeus mais procurados pelos coleccionistas de espécies raras. Não há muitos caçadores que tenham a cabeça deste animal na sua colecção por ser tão imprevisível o encontro com estes duikers. Os que caçamos, foi uma coincidência, mas quase sempre fui durante uma leve chuva, em que íamos pela borda da floresta, e vimo-los por sorte, sem que tívessemos o propósito de buscá-los. (Su)

Zebra de Montanha- Mountain Zebra- (Equus zebra):
Os que andámos por terras de Angola, no deserto de Moçâmedes, hoje Namibe, nas grades extensões de terra calcinada pelo calor da Namibia ou ainda por parte do Oeste da África do Sul, no Orange Free State, conhecemos estas zebras perfeitamente.
Há muitas. Se notam as riscas destes belos animais , não se fecham completamente na barriga como fazem as de outras espécies; Têm a barriga branca, e isso distingue-as das outras espécies.
Esta espécie de Angola e de Namíbia, está em perigo de extinção.(EPX)

Cape Zebra- Zebra do Cabo- (Equus zebra zebra):
Muito parecida à zebra de montanha, que habita Angola, Namibia, Esta zebra é conhecida por Zebra do Cabo, porque habita ao sul do Rio Orange já na província do cabo. Não sabemos exactamente se há grande diferença entre estas duas zebras, mas alguns biólogos classificaram-a como uma zebra, de ordem diferente .
Como as zebras de montanha, está em perigo de extinção. (EPX)

Zebra de Chapman- Chapman’s Zebra- (Equus burchellii chapmanii):
Esta zebra chamada de Chapmans, tambem é conhecida por zebra de Damaraland.
Existe na Namibia, numa área ao Noroeste. Como toda essa parte do país, é uma área desértica, e os animais que nela vivem, alimentam-se de arbusto espinhosos de alguns cactos e de uma espécie de acácia que existe no leito dos rios secos, onde em algum lugar existe uma fonte de água.
Esta zebra, é rara e está em perigo de extinção. (EPX)


Zebra de Burchel ou Zebra Comum- (Equus burchellii) :
Esta é a zebra mais comum em Moçambique, na África do Sul e tambem na Namibia e Angola. Á parte de existirem nos paises mencionados , existem em muitos mais paises de África. No Kenya, na Tanzânia e outros paises ,tem uma grande quantidade destes animais. É natural vê-las misturadas com os bois cavalos nas grandes imigraçôes que têm que fazer todos os anos na Tanzânia e Kenya.
No Kruger Park, há uma grande quantidade delas. Tambem em Game Ranches na África do Sul, se podem caçar por as suas peles. Por agora não há perigo que estes nimais se extingam.

Sem comentários: