terça-feira, outubro 30, 2007

Catálogo de Animais da África do Sul – Angola – Botswana - Moçambique - Namíbia - Sudão - (Prefácio a A)

Para o amante da natureza e de vida selvagem, existem ainda alguns países em África, em que se podem realizar, tanto safaris de caça, como safaris fotográficos.
Safaris de caça, na África do Sul, na Namíbia (os mais baratos), uns poucos em Moçambique, Botswana, e os mais caros na Tanzânia, cerca de 50.000 dólares por 3 semanas de safari.
Os safaris fotográficos, que têm um preço que é somente uma pequena parte do preço dos safaris de caça, são mais acessíveis, e não deixam de ser tanto, ou mais divertidos que os de caça.
Nestes, caçamos com a câmara, chegamos-nos mais perto do que com a espingarda, e ao final temos o prazer de ver os animais correr, e andar livres sem ter que matar nenhum.
O nosso troféu, em vez de uma cabeça ou uma pele, é a foto que podemos mostrar aos nossos amigos e com a vantagem que podemos fazer esse safari fotográfico, num pequeno grupo e até levar os filhos se é necessário.
Em seguida, tratei de pôr alguns desenhos de animais, para assim criar uma guia, para que os futuros exploradores e viajantes de terras africanas possam reconhecer os animais que vão vendo no seu safari.
Esta lista de animais está apresentada, de uma forma simples e numa ordem, que pensamos, é a melhor forma para poder consultá-la o mais facilmente possível.
Nota: Descodificação das Abreviaturas:
Ag – Angola
Mz- Moçambique
Bw- Botswana
Nm- Namibia
Za- South Africa
Su- Sudão
Ext- Extintos
Epx- Em perigo de extinção
Top- Todos os paises mencionados.
Aardwark- Urso formigueiro – (Orycteropus afer):
Este estranho animal, que existe em toda a África sub-sahariana, não é visto muitas vezes devido a que é um animal nocturno.
Somente andando muitos meses no mato, como nós os caçadores professionais andávamos, alguma vez nos podíamos encontrar com este “indivíduo” a que chamamos “urso formigueiro”. Tem uma cor cinzenta - acastanhada, com uns poucos pelos amarelos espalhados pelo corpo. A coluna é arqueada na parte central do corpo. Tem umas patas fortes e 4 dedos nas patas dianteiras, armados com poderosas garras, que usa para cavar as termiteiras ou formigueiros, para assim poder chegar à sua comida. Tem a cabeça estreita terminando num nariz de forma tubular, e umas orelhas da forma das dos coelhos, ainda que muito maiores. Os dentes deste animal, somente se encontram na parte traseira da queixada, e são de crescimento contínuo. Não têm esmalte como a maioria dos animais, somente uma espécie de cimento que os mantêm pegados ao osso. É um animal nocturno e solitário. (Top)

Aardwolf- (Proteles cristatus cristatus):
Este animal existe no Sul de Angola, Sul de Zâmbia, Sudoeste de Moçambique, A. Do Sul e Namíbia. É das famílias das hienas. O seu nome em Afrikaans significa “lobo de terra”. Está adaptado para comer térmitas, porque os seus dentes só servem para comer insectos e nunca poderiam mastigar carne. Estes “lobos d e terra” vivem somente com duas espécies de térmitas. Têm garras poderosas para poder cavar nos formigueiros. Durante o dia mantém-se nas tocas que cava, e somente sai a alimentar-se durante as noites.



African Palm Civet-(Nandinia binotata):
Este pequeno carnívoro, é um solitário por natureza. Vê-se activo depois do pôr do sol, e quase sempre caça de noite. Os olhos são de um amarelo esverdeado e a pele tem manchas, o que o fazem confundir com as folhas e cascas das árvores. Existem em toda a África do Este. Para os habitantes das áreas onde vive, é o terror das suas galinhas. (Top)


Adax – (Adax nosomaculatus):
Dizem que há mais Adax em cativeiro, que no seu habitat natural, porque a perseguição a estes animais, com carros no deserto onde vivem, foi durante anos muito grande a ponto de quase exterminá-los. No Sudão existem somente na parte Noroeste, junto à fronteira de Líbia e o Tchad.
Os poucos que existiam nos anos 70/80, passavam para o Tchad quando se sentiam perseguidos, segundo informação que no seu momento recebi de um amigo que fazia alguma exploração por aquele lugar. É um lugar inóspito e, somente com um bom guia, pode uma pessoa aventurar-se pois os lugares de existência de água é conhecimento privilegiado de alguns.(Epx)




African Golden Cat- Gato Dourado- (Profelis aurata):
Habita as terras de Angola e pode ser encontrado em florestas e savanas secas. É duas vezes o tamanho de um gato doméstico. Geralmente mede de 60 a 100 cms. Tem pernas compridas e, grandes garras; é um caçador que falha poucas vezes. As cores vão de um castanho avermelhado a um castanho prateado. Tem marcas brancas sobre os olhos, no peito, garganta e abdómen. Pode pesar entre 11 e 14 quilos. A gestação é de 75 dias




7 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado Luisa:
Somente tu tens paciencia para aturar-me com tantos trabalhos que te dou.
Mil vezes obrigado

Luisa Hingá disse...

Ena ena...ia deixar uma mensagem para te dizer que finalmente acabei... Por favor responde por mail... Vi o teu comentário por acaso. Confere tudo e diz-me se gostas do cabeçalho.
Ficou lindo o teu estudo.

Anónimo disse...

Ola gente,
Luisa e Victor, parabéns, o trabalho está lindissimo, bem ilustrado e muito bem escrito e ordenado.
Vitor, eu já tinha lido enxertos dos textos, pelo ke me tinhas enviado, mas concordo ke num blogue esta muito melhor.
Adorei ver os animais. Uns conhecia, outros lembrava, outros nao.
E as borboletas, que espetaculo!
E os povos, que fascinio!

Muito obrigada aos dois pelo travalho de divulgação e pela belissima obra.

Beijos

SAO ALVES

Anónimo disse...

VICTOR E LUISA

Lindo trabalho de vcs.
Amei vir aqui a este cantinho e rever tanta coisa linda que vivi em parte.

Virei mais vezes Um beijinho aos dois

Victor é bom sentir-te com esse vigor ainda tão nosso, Moçambicano

Tareca

Jorge Coimbra disse...

Maningui nice, sim senhor. Luisa e Victor... tou-vos a ler, devagar, devagarinho... mas tou-vos a ler. Si tou-vos tou-vos. Até já estão nos meus FAVURITES e tudo aqui: http://chipangara.blogspot.com/

(será que o link funciona aqui? Grande pergunta, pequena resposta: não sei!)

Um grande abraço para os ambos os dois... er!

Jorge Coimbra

José Jorge Frade disse...

Lindíssimo!!!

Obrigado.

Um grande abraço!

Anónimo disse...

Que exibição de mau gosto.