terça-feira, outubro 30, 2007

Catálogo de Animais da África do Sul – Angola – Botswana - Moçambique - Namíbia - Sudão - (De F a J)

Forest Buffalo ou Pacassa – (Syncerus caffer nanus):
Este pequeno búfalo, pode encontrar-se em todas as zonas da floresta equatorial, mais ou menos situada à volta do Equador.
No Sul do Sudão, Norte do Zaire e Congo, Norte de Angola, e na maioria da África francófona. É muito mais pequeno que o Búfalo do Cabo (sincerus caffre), mas não deixa de ser tão, ou mais perigoso que o seu parente maior, devido ao habitat onde se move.
Geralmente eu tinha alguns encontros com eles, quando andávamos à caça dos grandes elefantes das florestas do Zaire, nas margens do Rio Ulele, que mais ao Oeste, se tranforma no grande Ubangui Chari. (Su-Ag)

Girafa- Giraffe- (Giraffa Camelopardiis);
A girafa das fotografias, dos turistas que visitam os parques e reservas africanas. Aquela que se vê sempre contra o horizonte e que raramente foge quando os carros dos turistas se aproximam.
A girafa das pestanas compridas e das caricaturas africanas.
Existe em quase toda a África a partir do Kenya até ao sul. Em Moçambique, nas áreas que eu cacei, não existia. Somente na parte Sul de Moçambique, perto da fronteira com o Kruger e área que fazia fronteira com Zimbabwe. Chicualacuala, era um lugar onde se podiam avistar estes formosos animais.
Alegravam a paisagem e eram tranquilos, o que nos dava uma paz muito grande ao contempla-los. É o animal mais alto do mundo. Sempre come na folhagem alta das árvores, especialmente as acácias. Tem a visão mais desenvolvida que qualquer outro animal. Pode ver a grandes distancias, que é a sua principal defesa contra os depredadores. A sua côr castanha com marcas amarelas e com as riscas brancas, dá-lhe uma camuflagem excelente, que é outra ajuda para a sua sobrevivência. (Top)

Gato Serval - Serval Cat-(Leptailurus serval):
Por qualquer lugar de África que viajemos, podemos encontrar, este gato. Em savanas, terrenos húmidos, florestas abertas e ao redor das grandes florestas. Mede de 60 a 100 cms, e pode pesar de 5 a 6 kilos. A pele é castanho-avermelhada com manchas escuras por todo o corpo. É um animal que gosta de caçar desde o crepúsculo até cerca das 11 da noite. Alimenta-se de roedores, aves, coelhos e esquilos e alguma rã que encontre. (Top)









Gemsbuck- Oryx-(Oryx gazella gazella):
Este antílope, é o rei do deserto. É fantástico vê-los correr subindo e baixando dunas nos desertos do Namibe em Angola, e nos desertos da Namibia. É um animal que bebe muito pouco, pode passar meses sem provar água. Os líquidos que necessita para a sua sobrevivência, adquire-os das plantas que come. Espera pela estação das chuvas que é muito curta para poder beber à vontade. Tem uma cor pardo - rosácea, com manchas pretas e brancas na cara, dando-lhe assim a Natureza um conjunto muito bonito. Os cornos são afiadíssimos e ultrapassam um metro. Tem poucos depredadores no deserto. (Ag-Nm-Za-Bw)
















Giant Eland –Eland Gigante - (Taurotragus derbianus gigas):
Este bonito e potente animal, existe no Sudão, nas florestas abertas que bordeiam a floresta húmida da Província de Equatória e também mais ao Norte perto dos Grandes Lagos de Tonj e Nybor.
Também se encontra na parte Oeste do país, quase na fronteira da Republica Centro Africana. Eu tive um acampamento nessa área perto do Rio Sue, onde encontrei e cacei muito bons exemplares.
Um bom macho pode pesar entre 900 e 1200 kilos. Junto com o seu primo o Eland do Cabo, são os maiores antílopes de África. Geralmente deambula durante a noite. É um animal gregário; o seu campo de acção é grande, mas segue quase sempre as mesmas rotas. Mantém-se em manadas de 10 a 60 animais. Apesar do seu tamanho, pode correr a uma velocidade incrível, dizem que até 70 kms por hora e são grandes saltadores.
Há muitos machos solitários. Alimentam-se de ervas e principalmente de folhas de árvores e adoram comer as “gardénias selvagens”, que têm um cheiro delicioso. O último destes elands que cacei, foi entre Wau e Rumbeck, lugar que foi famoso entre os caçadores, por tantos troféu que deu destes animais. (Su)

Giant Forest Hog ou Javali Gigante de Floresta- - Hylochoerus meinertzhageni):
Alguem chamou a este animal “a besta negra da floresta”. Tem uma cor castanha escura, misturada com negro. Algumas das crinas podem medir até 17 cms, que forma uma juba, que os fazem parecer ainda maiores, quando estão excitados.
Os machos têm duas proeminências debaixo dos olhos, que os faz ver temíveis, e acreditem que o são. As defesas ou dentes superiores podem medir até 35 cms e estão afiados como navalhas.
Podem medir de 1.30 até 2.10 metros e pesam entre 100 e 275 kilos. Uns verdadeiros monstros. Eu cacei alguns, na parte Sul do Sudão, perto da povoação de Yambio na Província de Equatória. (Su)

Giant Sable – Palanca real- (Hipotragus niger varianis):
Para mim era (?) o animal mais imponente de toda a África. Vê-los correr ou trotar no meio das florestas abertas de Angola, era uma delícia para os olhos de um caçador, que sabe apreciar o troféu que caça ou que fotografa. Quem algum dia os viu, ficou maravilhado pela cor negra alazão que têm estes animais, que brilha ao sol como pudesse brilhar uma peça de veludo negro. Com uns cornos curvos, que usam com uma terrível precisão, e que medem mais de 50 polegadas, parecem a coroa do verdadeiro rei das florestas de Angola.
A máscara que tem na cara, formada por as manchas brancas sobre o negro, dão-lhe o ar misterioso de uma espécie que pouco se sabe dela agora. Talvez tenha desaparecido, porque a última notícia de uns biólogos que foram ver se as encontravam, ao final de uma estadia de 2 semanas no lugar do seu habitat, foi que “lhes pareceu que tinham visto 4 ou 5 animais”. A quem pedir explicações desta catastrofe ecológica? A Sabimvi? Não; já morreu. A Eduardo dos Santos? Não sabemos a que político responsável por “isto”, podemos perguntar, mas sabemos, que desapareceram...É UMA DESGRAÇA PARA A HUMANIDADE E PARA ÁFRICA. (EPX.) (Ag)

Jackson Hartbeest – (Alcelaphus buselaphus jacksonii):
É o que nós chamamos a uma das várias “gondongas” que existem no continente. É um animal diurno, pasta cedo pelas manhãs e às últimas horas da tarde, descansando à sombra debaixo de alguma árvore, durante a parte mais quente do dia.
Enquanto o grupo destes animais pasta, uma “sentinela” vigia, para avisar de algum perigo eminente; geralmente a sentinela, pára sobre uma elevação de terreno, ou algum formigueiro, para poder ter assim uma melhor visão. Quando a manada foge, quase sempre o faz em fila indiana e podem alcançar os 80 kilómetros, em caso de ver-se acossados. Estes animais são inofensivos e não se sabe de nenhum acto de agressividade da sua parte. A densidade de animais no Sudão era de 1.4 por kilómetro quadrado. Vivem geralmente em grupos entre 5 a 20 animais, não obstante eu ter visto alguma manada de mais de 70 ou 80. (Su)

Hartbeest Common- (Sigmoceros lichtensteinii):
A Gondonga era um dos animais mais prolíferos de Moçambique. Encontrava-se de Norte a Sul do país, em tandos e savanas e em florestas abertas. Quando um necessitava de carne, era sempre a primeira peça a escolher para a despensa, devido à grande quantidade que havia. De cor amarelo acastanhado, tem uma pele lisa e suave e depois de curtida é maleável como tecido. A Gondonga tem uma forma de correr peculiar, quando não está assustada, corre e salta como se tivesse molas em cada pata, e quase sempre em zig zag. Quando está ferida ou perseguida, corre sem dar esses saltos e com uma velocidade incrível. Muitas vezes se misturava com os bois cavalos e não era raro vê-la guiar o caminho da manada desses animais. Nas áreas da Mazamba, Nhamacala, Nhamapaza e parte dos tandos de Marromeu, havia uma quantidade enorme destes animais. (Mz-Za)


Hiena- Spotted Hyena- (Crocuta crocuta):
Sempre vista como animal que come carne podre e os restos de cadáveres de outros animais, as hienas em realidade são muito boas caçadoras. Sâo capazes de caçar animais até do tamanho de uma zebra.
A sua queixada dizem que é a mais poderosa, em relação ao seu peso e tamanho, a mais poderosa de todos os mamíferos. Longe de ser cobarde como todos lhe chamam, a hiena o que é, é uma oportunista nata. Aproveita-se dos leões, dos leopardos das cheetas e até dos crocodilos, sempre pronta para roubar-lhes o melhor bocado.
Caçam em grupos, que correm como estafetas até deixar a presa completamente exausta. Estes barulhentos animais, têm várias espécies de gritos: um rugido profundo e sonoro, que se pode ouvir a vários kilómetros de distância e finalmente uma forma de “rir nervosa” que somente fazem quando têm medo ou estão a ser atacadas. (Top)

Hipopótamo - Hippo–(Hippopotamus Amphibius):
Os Chisenas chamam a este animal M’Vuu, que ainda que pareçam tão tranquilos dentro de agua, em lagoas e rios, é dos animais que muita gente matou, quando a pessoa se interpõe entre eles e água onde sempre buscam refugio.
Tambem na água as fêmeas protegem os seus pequenos e muitas vezes atacaram barcos e canoas de pessoas que os vão incomodar.
É de cor castanho com a parte da barriga, e um pouco à volta dos olhos cor-de-rosa pálido. A pele virtualmente não tem nenhum pelo e está protegida por uma mucosa segregada por umas glândulas que segregam um líquido avermelhado para protecção da pele. Os olhos, ouvidos e fossas nasais, estão colocados na parte superior da cabeça o que ajuda este animal a tê-las de fora, ainda que o corpo se mantenha submergido na água. Pode abrir a boca, até alcançar um ângulo de mais de 90 graus para poder mostrar uns caninos, afiados, poderosos e alguns de mais de 40 cms de tamanho. Se calcula que um hipopótamo pode viver até 50 anos em alguns casos. Quando submerso, este animal cerra hermeticamente as fossas nasais e uma película ajuda os olhos deste animal. Emite um som que parece mais o ruído de uma buzina de um velho camião. “Honk honk honk”. Mataram-se muitíssimos no Parque da Gorongosa, mas, segundo informações que tive de Moçambique, vão aparecendo gradualmente nos rios. (Top)

Honey Badger- Ratel- (Melivora capensis):
Pode ser encontrado, praticamente em toda a África. Mede de 80 a 90 cms. Tem uma cor negra com uma grande mancha branca que vai desde os olhos até à ponta da cauda. Geralmente é um animal solitário. Quando se sente ameaçado, ataca tudo, e sabe-se que pode atacar a caçadores, e até carros. A sua principal comida é o mel. Há até uma comunhão e entendimento entre este mal humorado animal, e o pássaro do mel, que o guia até às colmeias.

Javali - Warthog: (Phacochoerus africanus):Este é o animal mais comum em toda a África. Desde o mais ao Norte do Sudão na província de Darfur até a Provincia do Cabo na Africa do Sul. Sempre caçado por a sua excelente e saborosa carne; os javalis são uns animais que são muito divertidos quando correm. Quando estão parados, o rabo está para baixo, mas, mal começam a correr, levanta-se como uma antena de rádio. É um animal valente. Em alguns casos faz frente a um leão e ataca-o quando se vê acurralado. Não tem possibilidade de escapar, mas como dizem: morre combatendo. Por isso tem um lugar especial neste pequeno catálogo de animais. Tanto os machos como as fêmeas têm dentes, que usam tanto para defender-se como para cavar raízes e bolbos. (Top)

5 comentários:

Anónimo disse...

otimo esse negocio ajudou muito no meu trabalho!!!!!
bjss parabensss

xau

Anónimo disse...

ba muito show esse site eu adoro animais selvagens

Anónimo disse...

esse é o meu avô

Unknown disse...

Olá, meu nome é Lilian e sou estudante de doutorado em Ecologia pela Universidade Federal de Goiás, no Brasil.

Estou a analisar mudanças no tamanho de grupo de leões e cães selvagens (mabecos) na África, ao longo do tempo. Para isso, preciso de dados/registros, o mais antigos quanto possível, sobre esses animais.

Tendo em vista vossa grande experiência em pesquisas com fauna em África, eu gostaria humildemente de saber se poderiam me ajudar nessa empreitada. Por acaso, tens algum registro que possa me ajudar?

Ficarei feliz em mencionar sua valiosa contribuição no artigo científico que resultará deste trabalho.

Muito obrigada.
Lilian Sales

Anónimo disse...

Queria dizer que essa pública apesar de ter 12 anos ajudou muito, principalmente sobre o Aardvark, obrigado!