sábado, setembro 30, 2006

RETALHOS DAS MINHAS MEMÓRIAS 2

Ainda que o nosso Grupo Moçambicano, nâo fosse composto somente por "moçambicanos",... era um grupo divertido.
Tínhamos o Amilcar Jorge, o mais sério de todos, (que aparte de caçar, era o que levava a contabilidade), que era de Vila Pery que, comigo era o sócio principal, depois vinha o seu irmâo Noel Jorge o mais louco de todos, tambem de Vila Pery.
Seguia o Javier Alonzo, que era um espanhol a quem eu dei trabalho uns anos em Moçambique, de ajudante de caçador e que mais tarde veio a caçar em Angola na famosa coutada do Luiana e que quando lhe fiz a proposta para ingressar ao grupo, nâo demorou nem 5 segundos a dizer qie sim.
O outro que fazia parte do grupo era o António Guerreiro, um rapaz mulato, o mais velho de todos, um bom amigo e, uma das chaves principais na abertura de picadas, pelo conhecimento que tinha daquelas terras, pois tinha nascido nas margens do Okavango em frente ao Rundo (Namibia). Para ele tudo estava bem, tinha uma calma que às vezes me punha nervoso, porque parecia que nada lhe importava, mas isso sim, sempre fazia as coisas com a sua calma, e bem feitas.
Finalmente vinha eu, o sonhador, o que decidia como fazer as coisas, como conseguir o dinheiro e os clientes. O visionário, o que nâo me importava encher-me de dívidas, para que os meus clientes contassem com um aviâo, com uns jeeps à altura e com uns acampamentos que nâo ficassem a dever nada aos melhores de África daqueles tempos. O que queria que os carros estivessem equipados com radios transmissores, para que estivéssemos todos em contacto com um rádio que estava no nosso escritório em Sá da Bandeira, e que tinha "uma guarda de 24 horas".
Este era o Grupo Moçambicano Safaris Limitada.
Cada um tínhamos um nome. Eu era o Zebra-1 , Amilcar o Zebra -2 e assim sucessivamente.
Photobucket - Video and Image Hosting
Trabalhávamos para construir os acampamentos, abrir picadas, contruímos até um batelâo para poder atravessar o Rio Cuito. Deitávamo-nos à noite, cansados, mas contentes de ter feito alguma coisa nova nesse dia por nós e pelo turismo daquela terra.
Victor "Hunter"
P.S.- Tínhamos prometido todos deixar os bigodes até que acabássemos a primeira época de caça.
da Esquerda à Direita: Victor Cabral "Hunter", Javier Alonzo, Antonio Guerreiro, Noel Jorge e Amilcar Jorge.

3 comentários:

eduardo alves disse...

eduardo alves estive no luiana nos anos 60. que e´feito do guerreiro? mais conhecido por (cambriquita) e o seabra (bocha)? que saudades ! moroca bocha´assina MIAPIA

eduardo alves disse...

eduardo alves ontem enviei um comentario e por lapso alcunhei o antonio guerreiro mal. as minhas desculpas amigo candenba! que saudades! como tambem do lobo,do toni arinos el espanhol!como tambem do meu irmao rui (que ja nao esta entre nos)e do meu amigo seabra que ensinou-me tudo sobre safaris,para lenbrar tambem do cuca e do soares e o (fantasma)do cozinheiro!.o victor cabral nao o conheci pessoalmente mas e´uma lenda para todos nós.um abraco,do eduardo alves.di

Victor Cabral disse...

O "Camdemba vive em Portugal, o Seabra está em Oviedo e trabalha para um amigo nosso o Antonio Cores. Vive no Palacio de Meres. O Toni Sanchez Ariño Vive en Valencia. Se se refere ao Rui Quadros, faleceu há uns anos en Maputo.